LG Eletronics Angola Branch

 

Após dois anos trabalhando no setor comercial da construtora Brafrikon em Angola, África, senti a necessidade de novos desafios, em 2012 Angola estava em franco crescimento, devido a sua reconstrução pós guerra civil e por ser um país rico em recursos naturais, especialmente petróleo e diamantes.

Minha network era basicamente de estrangeiros que trabalhavam em diversas empresas em Luanda, capital de Angola, Todá Niv! Surgiu a oportunidade de participar da seleção para a LG Eletronics que estava abrindo oficialmente sua filial no país, me candidatei ao cargo de gerente de M.C. (Mobile Communications), fiz as entrevistas, testes e passei, realizando um sonho de trabalhar para uma gigante multinacional de tecnologia. O branch manager era o sr. Brian Jang, um sábio general com um exército fiel, "Old Korean Style". 

Meu cargo exigia bastante pois era a fase de transição de celulares (ou telemóveis) de low end para high end. Com o LG Optimus 3D sendo o topo de gama, a empresa enfrentava concorrência desleal de pirataria, falsificação e até de produtos da própria marca que eram contrabandeados de outros países. Iniciamos o trabalho de estabelecer o "branch" no país, que era subordinado tecnicamente ao escritório da Nigéria, financeiramente ao escritório de Dubai e Seoul e por fim logisticamente ligado a África do Sul e a China, uma empresa legitimamente 24 horas no ar.

Para conquistarmos mercado foi aumentado o approach nas operadoras (Unicel e Movicel) e aos 4 maiores distribuidores de Angola (open market), principalmente com maior suporte de marketing e treinamento das novas tecnologias para as equipes de vendas de nossos parceiros.

Junto à população utilizamos campanhas institucionais para marcar a chegada oficial da LG Eletronics em Angola, nossos motes foram: produtos com garantia, especificações técnicas para uso correto no país, assistência técnica, manuais em português de Angola e ações de marketing de massa com show cases e patrocínios a eventos culturais e esportivos.

Na LG era desafiado diariamente por resultados, o que para mim era excelente pois gosto de superar expectativas, foi um ano intenso de muito aprendizado, resiliência e evolução, onde  termos como: "Q1, Q2, Q3, Q4, P.S.I, P.O, Price Protection, K,P.I., SWAP, FSM training, Forecasts, Stakeholders, Free On Board, White Label, UX, Weekly Reports, 24h Company, K.S.P., Road Map, P.O.P,, Challenges & Support, Service Issues e Marketing Activities" eram o meu cotidiano.

Motophone – Distribuidora de celulares em Angola (oficial Samsung)

Sai da LG para entrar no super time da Motophone, distribuidora de celulares de Angola, com volume de vendas anual de 50 milhões de dólares, bom é saber que seu suor fez parte desse número, empresa do grupo israelense Mitrelli | LR que controla, investe e participa de vários negócios ao redor do mundo.

 

Assumi a gerência comercial da distribuidora, supervisionando um time de mais de 10 pessoas e subordinado a diretora comercial sra. Thais Jacoia, continuei no B2B mas agora o portfólio passará de 6 clientes em Luanda para mais de 500 lojistas espalhados pelo país além das operadoras.

Conseguimos com ações assertivas de CRM aumentar consideravelmente as vendas chegando a mais de 500 mil unidades comercializadas em 1 ano (clique no link abaixo, detalhe na entrevista puxei os números para baixo, não dando asas para concorrentes), criamos incentivos para os lojistas por metas, premiações de viagens e descontos progressivos, também fazia questão de toda semana visitar pelo menos 20 lojistas pessoalmente, seja no Shopping ou no Musseque, alguns só faziam a p.o. se lá eu fosse. Enviávamos malas diretas e catálogos quase diariamente.

Um dos pontos chaves para o aumento das vendas foi a prospecção ativa de novos clientes, com foco no interior do país, estes compravam em menor quantidade mais os produtos eram de maior valor agregado com melhor margem de lucro.

 

Quando retornei ao Brasil um dos sócios do grupo, sr. Haim Taib, enviou-me um email perguntando o por que? Ele entendeu minha resposta, agradeceu e desejou me muita sorte!

CLIQUE AQUI PARA ARTIGO NA REVISTA EXPANSÃO

rsampaiologomarca branca.png

MACEIÓ | ALAGOAS | BRASIL | PLANETA TERRA

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© 2020 R.Sampaio

Entre em contato e saiba mais